Rodolfo Peres – nutricionista esportivo – CRN3 16389

Hoje me perguntaram sobre alimentos que independente do objetivo de cada um, deveriam estar presentes na nossa alimentação. Vou listar 14, mas não necessariamente estão em uma ordem de prioridade.

  • Alho: ótimo para imunidade e efeito cardioprotetor;
  • Mirtilos: efeito neuroprotetor, excelente para memória;
  • Folhas verdes escuras: fontes de nitratos, ótimas para a circulação, efeito cardioprotetor e ergogênicos (estimula síntese de óxido nítrico);
  • Spirulina: efeito anti-inflamatório e cardioprotetor;
  • Canela: auxilia no controle glicêmico;
  • Orégano: efeito anti-oxidante e bactericida;
  • Açafrão: rico em curcumina, excelente para proteção articular, ótimo antioxidante;
  • Gengibre: auxilia na digestão, efeito analgésico, antioxidante e termogênico;
  • Pimenta: auxilia na saciedade, efeito termogênico;
  • Brócolis: anti-cancerígeno;
  • Café (uso moderado): efeito cardioprotetor;
  • Maçã: rica em quercetina, que assim como o resveratrol da uva escura e as epigalocatequinas do chá verde, auxiliam na saúde mitocondrial, potencializando nossa capacidade de produção energética.
  • Kefir: rico em probióticos, auxlilando na saúde intestinal;
  • Cacau: ação antioxidante e cardioprotetora.
  • Enfim, a lista poderia ser muito maior. Mas foi só um exemplo, de como muitas vezes ignoramos alimentos que são simples e de baixo custo, mas que poderiam fazer grande diferença para nossa saúde se consumidos com regularidade. A nutrição é incrível! Procure sempre seu nutricionista!

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