Rodolfo Peres – nutricionista esportivo – CRN3 16389

E aquela recomendação de avó e de mãe sobre vitamina C e imunidade? Será que procede? Bom, em partes sim! Revisando as publicações sobre o assunto, encontra-se que alguém que consome regularmente vitamina C em altas dosagens, algo como 2000 mg/dia de maneira fracionada, apresenta um período de recuperação mais rápido quando acometido por gripes ou resfriados. Mas de nada adianta iniciar a suplementação apenas quando se fica doente.  O uso deve ser regular e contínuo!

Dentre outros suplementos que podem fortalecer a imunidade, posso destacar: probióticos e glutamina. Astragalus membranaceus e echinacea possuem aplicabilidade em casos específicos. Garantir níveis adequados de vitamina D e zinco também é muito importante. Extrato de própolis é algo simples, mas também muito eficaz.

Já falando sobre alimentos, podemos citar: alho, cebola, gengibre, chás branco e verde, cogumelos, vegetais verde-escuros, frutas cítricas, iogurte natural, kefir e oleaginosas, apenas para citar alguns. Além dessas dicas, um descanso adequado e uma vida com controle de stress também são igualmente importantes. Uma baixa imunidade pode atrapalhar tanto seu rendimento esportivo, quanto acadêmico ou profissional. Portanto, esses cuidados valem muito a pena. Consulte sempre um nutricionista!

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