Rodolfo Peres – nutricionista esportivo – CRN3 16389

Quantas vezes vocês não viram atletas ou blogueiras fitness postarem fotos como um prato adequado, acompanhado de um refrigerante dietético? E aí? Pode ou não pode? Que refrigerante é ruim para saúde todos já sabem. Afinal são inúmeras as substâncias artificiais presentes, além dos elevados teores de açúcares. Mas e os dietéticos? Qual sua relação quanto a mudança da composição corporal?

Na verdade, o refrigerante dietético é isento de calorias. Ou seja mesmo que a pessoa ingira 2 litros por dia, mas mantenha o equilíbrio entre sua ingestão calórica e o gasto energético, ela terá resultados positivos quanto a mudança da composição corporal. Mas muito mais importante que um físico com baixo percentual de gordura, é um corpo saudável.

Portanto, se você está buscando uma alimentação adequada, a ingestão de refrigerantes, mesmo os dietéticos, deveria ser restrita a momentos esporádicos ou até mesmo ser eliminada por completo. Mas cuidado ao substituir refrigerante por sucos de frutas concentrados, caso você queira emagrecer, pois esses podem conter muito carboidratos/calorias. Em situações como em um barzinho ou restaurante, a famosa água com gás e limão espremido, funciona muito bem. Assim como o uso de chás naturais gelados isentos de calorias, que são muito mais saborosos do que os refrigerantes.

Lembrando que o consumo excessivo de bebidas contendo adoçantes artificiais, além de ser desfavorável a saúde intestinal (pode promover um quadro de disbiose), também pode levar ao consumo excessivo de alimentos doces, tornando muito elevado o uso de bebidas, chicletes, gelatinas e balas contendo adoçante artificiais. A médio e longo prazo essa prática pode trazer compulsão alimentar por doces em geral, algo que já vivenciei muitas vezes no consultório com inúmeros pacientes.

Portanto, se você mantém uma dieta muito restrita e abusa dessa estratégia, tome cuidado! Em curto prazo até pode funcionar, mas em um período médio/longo, você pode ter sérios problemas com desordens alimentares. Se alimente bem para um propósito maior, que é sua saúde! A estética é importante, mas é apenas um dos inúmeros benefícios que a nutrição adequada pode lhe oferecer!